Ruas de Morro da Fumaça recebem nomes de moradores que fizeram parte da história
Postada em 23/06/2022
A falta de um nome oficial para uma rua pode criar dificuldades para muitos que moram em uma rua sem nome, Inclusive para o recebimento de correspondências, encomendas e cobranças. O nome de uma rua é muito importante e faz parte do chamado endereço, juntamente com o bairro, o CEP, o número do imóvel e a cidade. É uma das competências da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça apreciar projetos de leis que denominam ruas. Nos últimos meses os legisladores aprovaram quatro nomes de ruas.
Nesta terça-feira, dia 21, diversos familiares e amigos de importantes moradores da cidade foram homenageados através de Projetos de Lei que denominam nomes de rua. Foram quatro Projetos de Lei aprovados na Sessão Ordinária.
“Uma rua sem nome complicaria bastante a vida de uma pessoa que precisa se situar, receber uma encomenda ou simplesmente ter um endereço. Denominar uma rua é fundamental para a cidade, uma forma de homenagear importantes pessoas que colaboraram com o desenvolvimento de Morro da Fumaça”, afirma o presidente do Legislativo, Robson Francisconi (PP), Robinho.
Rua Rosina Recco Dagostin
O Projeto de Lei nº 16/2022 de autoria da vereadora Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP), denomina Rua Rosina Recco Dagostin, no Loteamento Vitório Bortolatto, Bairro Barracão. Rosina prestava apoio a crianças e ajudava a comunidade onde vivia, sendo muito conhecida e querida na comunidade. “Além de dona do lar, Rosina gostava de costurar e era muito católica, vendia leite, muito católica, participava do apostolado da oração, grupos de família e clubes de mães”, comentou a vereadora Simoni.
Rua Saul Hermínio João
Projeto de Lei nº 36/2022 de autoria dos vereadores Ricardo Guedin (PP) e Silvana de Vasconcelos (MDB) ,denomina Rua Saul Hermínio João, via localizada no Bairro Graziela. “Muito conhecido no Bairro Graziela, empreendeu como ceramista, além de ajudar na construção da igreja situada no bairro. Durante seus 89 anos fez muitas amizades, muito querido por toda comunidade fumacense, participava ativamente do desenvolvimento da cidade”, afirmou a vereadora Silvana.
“ A rua que será denominada, atualmente moram três de seus filhos, inclusive era a rua onde também morava o homenageado. Foram 89 anos de muito trabalho e dedicação.Ele ajudou a construir a igreja lá da comunidade. Parabéns à família, que é muito unida e todos também muito queridos em Morro da Fumaça”, afirmou o vereador Guedin.
Rua Leopoldo Maciel Filho
Homenageado pelo presidente do Legislativo, Robson Francisconi (PP), o Robinho, Leopoldo Maciel Filho, foi fundador do popular Restaurante do Bolinha em Morro da Fumaça A homenagem aconteceu através do Projeto de Lei nº 38/2022.
“O Bolinha colaborou e muito com nosso município, pessoas de todo Brasil conhecem o seu restaurante. Para mim, como amigo pessoal da família e como vereador, é um orgulho poder eternizar o seu nome, como nome de rua em nosso município. Sempre será lembrado com muito carinho por todos em Morro da Fumaça. Muito obrigado a família por permitir a homenagem”, comentou o presidente, Robinho.
Rua Vitória Magagnin Bortolatto
Dona Vitória, como era conhecida, deixou um legado na Festa de São Roque que a tornou conhecida em toda região. A tradição dos pães caseiros e sonhos surgiu em 1974, quando Dona Vitória fez 168 sonhos somente para os festeiros.
“Fez tanto sucesso entre eles, que no ano seguinte, iniciou-se a venda dos sonhos e dos pães na festa. Atualmente, a festa de São Roque é conhecida em toda a região como a festa dos sonhos. Durante quase 50 anos à frente da cozinha da festa de São Roque e cozinheira famosa na região pelas festas de casamento, Dona Vitória deixou um legado de doação à comunidade e principalmente a alegria de estar trabalhando, de poder servir ao próximo”, afirmou o Luciano Formentin Pereira (PL), autor do Projeto de Lei nº 41/2022 que denomina Rua Vitória Magagnin Bortolatto, via situada no Bairro Monte Verde.