Órgão atua visando a conciliação entre o consumidor e a empresa, judicialização ocorre apenas em última instância
O Procon de Morro da Fumaça, órgão responsável pela proteção dos consumidores, está atendendo na Sede Administrativa II e beneficia os moradores da cidade que necessitam registrar suas reclamações. Em 2024, o órgão realizou 438 atendimentos, neste ano 50 já foram registrados em janeiro.
Para qualquer atendimento no Procon, é essencial que o consumidor apresente comprovante de residência, documento de identidade com foto e, no caso de compra de produtos, a nota fiscal ou o contrato assinado. A coordenadora do Procon, Maria Eduarda De Brida, explica: "Atendemos exclusivamente moradores de Morro da Fumaça ou consumidores que adquiriram produtos ou assinaram contratos na cidade. Em todos os casos, exigimos a apresentação dos documentos mencionados", esclarece a coordenadora.
Maria Eduarda destaca que o principal objetivo do Procon é alcançar a conciliação entre o consumidor e a empresa. O caso é encaminhado ao judiciário apenas em última instância, quando a resolução amigável não é possível. "A grande maioria das reclamações registradas em Morro da Fumaça são resolvidas de forma conciliatória, sendo raro o encaminhamento para o judiciário", afirma.
O Procon de Morro da Fumaça está localizado na Rua Inocente Pagnan, nº 21, Ed. San Valentin, sala térreo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Maria Eduarda finaliza lembrando aos consumidores a importância de buscar seus direitos quando necessário, assegurando que o órgão está sempre disponível para orientar da melhor forma possível. "Nosso atendimento é sempre presencial. Para dúvidas, o contato pode ser realizado por telefone (48) 3434-2235”, conclui.
Texto e foto: Vanessa Matiola
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