Dia do Estudante: Programa Universidade Gratuita abre caminhos para o futuro
Acadêmicos têm a vida transformada por iniciativa implantada no ano passado
“Com o Programa Universidade Gratuita, eu vou poder realizar o meu sonho, que é me formar em Direito”. A frase do acadêmico da Unesc, Anderson Chagas reflete um pouco do impacto gerado pelo programa Universidade Gratuita (UG), instituído pelo Governo do Estado no ano passado.
Se não fosse a iniciativa, talvez ele não estaria comemorando mais um Dia do Estudante celebrado neste domingo (11/08). “A bolsa é uma grande oportunidade para mim. Eu já tinha ingressado no curso em 2018, mas precisei parar já no primeiro semestre por questões financeiras. Com o Programa Universidade Gratuita, o meu sonho voltou a brilhar, pois me dá a oportunidade de crescimento e de poder fazer o curso que quero e não apenas para ter um diploma, possibilitando que eu seja feliz com o que escolhi fazer”, conta.
Chagas optou pela Unesc porque a Instituição lhe oferece todo o amparo necessário. “Por exemplo, temos os projetos de Extensão que fornecem opções de conhecimento na área. A Unesc é mais que uma Universidade”, afirma.
“Esta é a minha chance”
A acadêmica de Biomedicina, Aléxia Daniel, sempre teve em mente que cursar o ensino superior seria um desafio para a família, composta por pais autônomos, mas com o desejo de ver a filha conquistar uma graduação. "Porém, quando conclui o Ensino Médio, soube das inscrições do Programa Universidade Gratuita e falei: ‘esta é a minha chance’”, revela.
Agora, Aléxia vai ao campus da Unesc diariamente, onde se diz feliz e satisfeita com o que tem vivido. “A Universidade sempre foi muito prestativa, sempre me auxiliando. Sei que posso dar continuidade ao meu sonho e não precisarei pará-lo", cita.
A Unesc possui hoje mais de 16 mil estudantes entre os cursos presenciais, semipresenciais e à distância. Além da graduação, eles frequentam o Colégio Unesc, os programas de pós-graduação, Mestrado e Doutorado.
“Nesta data, celebramos aqueles que são o coração pulsante da Unesc. Nossos estudantes são a razão pela qual existimos e nos dedicamos com tanto empenho. Cada um deles traz consigo sonhos, desafios e uma sede de conhecimento que nos inspira diariamente. A presença deles é fundamental para a nossa missão de transformar vidas e impactar positivamente a sociedade. Vocês não são apenas aprendizes, são agentes de mudança, e é por meio da educação que, juntos, construímos um futuro mais justo e próspero. Para a Unesc, vocês representam esperança, inovação e a promessa de um amanhã melhor”, ressalta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Acesso para todos
O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil e presta apoio para quem quer permanecer em uma universidade, mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas. O Programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.
“Ter um programa que oportuniza acesso e permanência na graduação é algo fantástico e que confere significado a cada dia de luta que enfrentamos. O Universidade Gratuita está cada vez mais maduro e ajustado à demanda do estado, o que dá ainda mais segurança aos nossos estudantes”, salienta Luciane.
Em contrapartida, os estudantes retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudam de graça. Isso pode ser realizado durante o curso ou até dois anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os estudantes irão retribuir com o seu trabalho.
“A contrapartida representa uma oportunidade de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, o que gera impacto direto na formação e no desenvolvimento dos educadores que atuam nas escolas da região. Ao investir na capacitação desses profissionais, contribuímos para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens, o que, por sua vez, gera impacto positivo em toda a comunidade. Acreditamos que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e a transformação social, e é com esse espírito que continuamos a trabalhar para construir um futuro melhor para todos”, acrescenta a reitora.
Os estudantes beneficiados pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) que tenham interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita devem, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma de inscrições.
Prazos
O período de renovação dos documentos dos estudantes já beneficiados pelo Programa Universidade Gratuita já está aberto. Já as inscrições para novos candidatos estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto.
O programa, que chega ao terceiro ciclo, disponibiliza até mil novas vagas na Unesc, sendo que já beneficiou mais de 25 mil estudantes em todo o estado.
Para concorrer a uma das vagas disponíveis nos mais de 40 cursos da Unesc, o estudante precisa já estar matriculado em um dos cursos de graduação presenciais. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções disponíveis e os diferenciais de cada uma delas. Já no http://www.ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/universidade-gratu/cronograma-menu-unigratuita estão disponíveis todas as informações sobre o Programa do governo, bem como os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão.
Cronograma
Renovações: Após o período de renovação, que encerrou no último dia 7 de agosto, os estudantes têm os dias 15 e 16, até as 19h, para recadastramento, indicado para realizar correções ou finalizações.
Novos candidatos ao programa: 20 de agosto até o dia 30 do mesmo mês. Para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas.
Texto: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc
Fotos: Carla Giassi e arquivo/Agecom/Unesc