Por meio de vale mensal, recurso é repassado aos servidores municipais e visa estimular o consumo de itens comercializados na Feira da Agricultura Familiar
Além de uma ferramenta de gestão e comunicação externa, o aplicativo Rever desempenha papel estratégico para o incentivo da Agricultura Familiar em Morro da Fumaça. Por meio da plataforma, a Administração Municipal oferta vales mensais aos servidores do Governo com o objetivo de estimular o consumo de produtos da Feira da Agricultura Familiar.
Atualmente, a feirinha fumacense integra quatro expositores credenciados, que comercializam produtos produzidos por uma dezena de famílias de produtores. “Esse benefício foi pensado com objetivo de criar um ciclo de consumo e estimular a Agricultura Familiar fumacense. O servidor recebe o vale, por consequência consome na feirinha e ajuda no escoamento dos produtos produzidos aqui. Esse incentivo é fundamental para complementar a renda das famílias”, explica o prefeito, Agenor Coral.
Em média, o município destina cerca de R$ 140 mil por ano para o programa de incentivo. O crédito tem validade de 60 dias e caso não seja utilizado pelo trabalhador, o valor é reintegrado ao caixa do município. Patricia Coral, coordenadora do Departamento de Agricultura, destaca a importância da participação dos servidores e chama a atenção para o vencimento. “São R$ 20,00 destinados por mês a cada servidor municipal. Precisamos que os trabalhadores fiquem atentos, pois o crédito é não-cumulativo e deve ser gasto dentro de dois meses, após a disponibilização. O benefício pode ser gasto em uma única compra ou de forma fracionada, conforme o desejo da pessoa”, esclarece.
O mecanismo de uso da ferramenta é relativamente simples e está disponível nas lojas Google Play Store, para sistema Android, e Apple App Store, para iOS. Após o download, o usuário realiza o cadastro e por meio do menu cidadão utiliza o benefício. Os pagamentos são efetuados através de código QRCode. As compras na feirinha também podem ser realizadas por meio de Pix ou dinheiro em espécie. Texto e foto: Daiana Carvalho
--