Morro da Fumaça/SC
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Postos de identificação nào irào emitir RG no decorrer da próxima semana em SC


Postada em 27/10/2023

Medida se faz necessária devido a atualização do sistema de cadastros da Polícia Científica

 

A emissão de novas identidades (RG) estará suspensa em diversos municípios de Santa Catarina, incluído Morro da Fumaça, no decorrer da próxima semana. A suspensão temporária se deve à implantação do novo sistema utilizado pelo setor de identificação do Estado. 

 

De acordo com comunicado expedido pelo órgão, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, as agendas nos postos de identificação civil foram bloqueadas a fim de evitar inconsistências durante o processo. “Neste intervalo, apenas algumas unidades selecionadas executarão os cadastros em um ambiente de teste (piloto). Isso é crucial para garantir que o novo sistema esteja funcionando conforme o esperado antes de sua implantação completa”, destaca um trecho do ofício.

 

A implantação do Sistema B-Cadastros, de acordo com a Polícia Científica, trará  melhorias para os procedimentos de registro e identificação, com o intuito de proporcionar mais eficiência e precisão ao trabalho.

 

Em função do período de transição, os agendamentos de novos horários para a emissão de identidades, em Morro da Fumaça, serão retomados no dia 6 de novembro. “Tendo em vista o bloqueio da agenda e o ponto facultativo do Dia de Finados, só temos vagas a partir da segunda semana de novembro”, esclarece o oficial administrativo, Rangel de Faveri Serafin, responsável pelo posto de identificação do município.

 

Serafin alerta ainda para que a população busque o serviço com antecedência a fim de garantir que o documento fique pronto em tempo hábil. “O RG leva aproximadamente 15 dias para ficar pronto, logo começa o período de matrícula e rematrícula, com isso a demanda tende a aumentar. Em média, conseguimos realizar 10 atendimentos por dia, haja vista que atualmente o setor opera em turno único. Além disso, é válido destacar que muitas pessoas têm faltado aos agendamentos. Quem não puder vir, pedimos que avise, para que outra pessoa possa aproveitar aquele horário”, pontua o oficial administrativo.

 

Atualmente a Carteira de Identidade tem validade de 10 anos para adultos e de 5 anos para crianças e adolescentes. O serviço de emissão de identidade de Morro da Fumaça está alocado junto à sala da Junta Militar do município, situada no prédio Edifício San Valentin. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamento realizado através do WhatsApp (48) 3434-5320. 

 

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A EMISSÃO DE IDENTIDADE (1ª OU 2º VIA)

- Certidão de Nascimento ou Casamento — Original (Em perfeito estado de

conservação. Não pode estar rasgada, rasurada, plastificada ou com a escrita

comprometida. E tirada no máximo do ano de 2013 pra frente)

- Comprovante de Residência

- Foto 3x4 (somente para crianças com até 3 anos de idade. A partir dos 4

anos a foto é realizada na hora)

- CPF (ao menos o número)

- Caso queira inserir algum documento, trazer os mesmos em mãos e originais.

- Menor de 16 anos devem estar acompanhado de um responsável legal munido de documento com foto dentro da validade.

- A emissão da 1ª via do documento é gratuita. Para a emissão de 2ª via é cobrado a taxa de R$ 44,79. (Aqueles que forem emitir pela 1ª vez a identidade de acordo com o novo padrão estabelecido no país estão isentos de taxa). 

 

Texto e foto: Daiana Carvalho

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Att:
Daiana Carvalho - jornalista (MTB 5466/SC)
Assessora de Comunicação município Morro da Fumaça

 

 

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