Saúde de Morro da Fumaça intensifica ações voltadas à prevenção e combate à Sífilis
Postada em 25/10/2023
Aumento de casos na cidade preocupa e foi um dos aspectos abordados em capacitação de profissionais realizada nesta quarta-feira
Devido ao aumento no número de casos identificados no município, a Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, no decorrer dos próximos dias, estará intensificando as ações de conscientização sobre a prevenção e combate à Sífilis. O assunto foi abordado em um evento de capacitação, realizado nesta quarta-feira, 25, com o intuito de atualizar médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem sobre o protocolo de atenção à doença.
“Estamos enfrentando um momento preocupante no município, identificamos um aumento significativo no número de casos registrados na cidade nos últimos dois anos. Comparando o período de janeiro a setembro de 2021 com o mesmo recorte em 2023, saltamos de 38 para 62 casos”, justifica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.
A partir do encontro desta semana, as equipes de saúde da cidade estarão mobilizadas para intensificar as ações de enfrentamento à Sífilis. “Vamos ampliar o trabalho de busca ativa dos pacientes já diagnosticados, para que concluam o tratamento, bem como reforçar a estratégia de conscientização sobre a doença, destacando a importância da realização dos testes rápidos para o diagnóstico da doença”, detalha a secretária de Saúde, Marijane Felippe.
Conforme Saiane, um dos principais desafios a ser superado, no que se refere ao controle da doença, é o acompanhamento do paciente e a realização do tratamento na integralidade. “A medida que a pessoa recebe o diagnóstico, ela passa a ser acompanhada por nossa equipe e há um protocolo a ser cumprido para que o tratamento aconteça. Entretanto, muitos deles acabam desistindo ou não cumprindo o cronograma. Isso compromete o tratamento e coloca em risco a vida do bebê, no caso das gestantes”, pontua Saiane.
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, que, quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo. As consequências mais agressivas da doença são identificadas na gestação. A Sífilis pode apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e até mesmo a morte do recém-nascido.
“A população precisa entender que a Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível e que a transmissão pode ser evitada através da prevenção. Apesar da doença não impactar significativamente a saúde do portador, quando ela se apresenta durante a gestação traz sérios problemas”, alerta a profissional.
O diagnóstico da doença é realizado, de forma gratuita, através de teste rápido em qualquer Unidade de Saúde do município. O antibiótico, para o tratamento, está à disposição do paciente na Rede Pública de Saúde. Durante os meses de outubro e novembro as Unidades Básicas de Saúde de Morro da Fumaça contam com horário diferenciado de atendimento, com o intuito de atender o maior número possível de pessoas. Os horários podem ser agendados através dos canais de atendimento de cada unidade.
Texto e foto: Daiana Carvalho assessoria do município de Morro da Fumaça