Governo Municipal e Polícia Militar somam mais de 70 equipamentos instalados na cidade
A cidade de Morro da Fumaça possui uma forte rede de câmeras de monitoramento nas ruas que auxiliam na segurança dos moradores. No total, são mais de 70 câmeras instaladas, entre Governo Municipal e Polícia Militar, espalhadas em diversos bairros.
Para o prefeito, Agenor Coral, os equipamentos são essenciais para garantir a segurança dos cidadãos. “Sempre buscamos melhorar a qualidade de vida dos moradores, e trazer segurança para a cidade é uma das formas de atingir esse objetivo. Com as câmeras instaladas, nós inibimos crimes e também, quando necessário, auxiliamos na elucidação de casos”, comenta.
O Governo Municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), possui a maioria dos equipamentos, são mais de 50 câmeras instaladas que auxiliam no monitoramento do trânsito. “É praticamente impossível entrar ou sair da cidade sem ser registrado. Com isso, conseguimos monitorar o fluxo de trânsito, pontos que precisam de atenção e melhorias necessárias para a circulação de veículos no município”, explica o coordenador do Demutran, William Bruning.
Além dos equipamentos próprios do Governo Municipal, Morro da Fumaça também é monitorada por mais de 20 câmeras da Polícia Militar, que contam com o apoio da Prefeitura para o seu funcionamento. “Atualmente, os equipamentos são conectados na rede de internet do Governo Municipal, garantindo a comunicação das câmeras com a central. Essa é uma das formas de apoiarmos a segurança e o trabalho da PM na cidade, além de auxiliarmos na instalação dos equipamentos”, conta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
As câmeras pertencentes à PM, instaladas no município, possuem alta tecnologia. Os veículos que passam pelos equipamentos são registrados, e em caso de irregularidade, um sistema de alarme avisa em tempo real a Central de Video Monitoramento, armazenando fotos e vídeos do automóvel.
“São câmeras de alta resolução espalhadas pela cidade e colocadas em pontos estratégicos. Tais equipamentos permitem a identificação de uma placa de veículo no momento da sua leitura, o que auxilia de igual forma na busca de suspeitos de cometerem delitos e na prevenção com os reconhecimentos”, detalha o comandante do Grupamento de Polícia Militar de Morro da Fumaça, 1â° sargento Emerson Miyamoto Teixeira.