“Não tenho palavras para agradecer a gestão pelo carinho com o bairro”, diz agente comunitária
Nesta semana o Governo de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria do Sistema de Saúde, inaugurou a sala de vacina do bairro Mina Fluorita. Foram cerca de R$25 mil investidos na Unidade Básica de Saúde (UBS) para habilitar o espaço de vacinação.
A sala foi supervisionada pela Regional de Saúde do Estado que certificou, que tudo estava de acordo, e autorizou o uso do local para a aplicação de imunizantes. “Para garantir o funcionamento do espaço precisamos cumprir determinações como contratação e treinamento de técnica de enfermagem para vacinação, a compra de uma câmara fria, para armazenar as doses, além de outros equipamentos”, detalha a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.
Uma conquista
A agente comunitária Silvana de Jesus, que atua há quase 20 anos no local, comemorou a inauguração do espaço. “Há 19 anos sou agente comunitária na Mina Fluorita e há 19 anos esperamos pela abertura desta sala de vacina. É uma conquista enorme e eu não tenho palavras para agradecer a gestão pelo carinho com a Mina Fluorita”, revela.
Silvana também destacou a importância do espaço para o bairro. “Era difícil cobrar que as mães vacinassem os seus bebês sendo que não tínhamos para oferecer na UBS. Diversas vezes vi elas indo a pé, com o bebê no carrinho, até a Estação Cocal para vacinar os filhos”, revela.
Essa conquista faz parte do projeto do governo municipal de ampliar a rede do Sistema de Saúde. “É gratificante ver o resultado dos nossos investimentos. Com a descentralização e atenção voltada aos bairros ampliamos o acesso à saúde, só aqui na Mina Fluorita são quase 1,3 mil moradores que não precisarão mais se deslocar para se vacinarem”, conta o prefeito Agenor Coral.
O investimento na saúde dos moradores do bairro Mina Fluorita vai além da construção da sala de vacina. “Além da abertura da sala, foram investidos cerca de R$180 mil para reformar toda a UBS, com a troca de telhado entre outras necessidades do local. Também foi feita a contratação de médico para atender todos os dias na unidade”, detalha o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Vacinas
A nova sala de vacinas já está em funcionamento e disponibiliza 18 tipos diferentes de imunizantes para a população. O horário de atendimento da unidade é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Confira as vacinas disponíveis:
Hepatite B
Poliomielite (VIP)
Rotavírus
Pentavalente
Pneumocócica 10
Meningocócica C
Meningocócica ACWY
Papilomavírus humano (HPV)
Febre Amarela
Tríplice Viral
Tetraviral
Hepatite A
DTP
Varicela
dT
Dtpa
Covid-19
Influenza
Texto: Beatriz Coan - JP 6804/SC