Construção da Escola Vicente Guollo: Primeira etapa da obra deve ser concluída em julho
Intenção do Governo Municipal é de utilizar o novo prédio na volta das férias de meio de ano
A Escola Vicente Guollo completa 50 anos em 2023, é a mais antiga da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça e sua estrutura está sendo totalmente reconstruída. A obra do novo prédio é um dos maiores investimentos do Governo Municipal e está orçada em mais de R$7 milhões. A unidade de ensino atende, atualmente, cerca de 450 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Fundamental II. Os trabalhos foram divididos em quatro etapas e a primeira deve ser entregue no meio deste ano.
“Nesta primeira parte estão sendo construídas nove salas de aula, banheiros femininos e masculinos, além de refeitório, cozinha e áreas de serviço. A área já tomou forma, com as paredes levantadas e cobertura, e está com a entrega prevista para julho deste ano”, conta o secretário do Sistema de Infraestrutura, Natan Felipe Souza.
O objetivo da Administração Municipal é que o local já esteja com a primeira etapa pronta para o retorno dos alunos das férias do meio do ano. Dessa forma, os estudantes irão desocupar as antigas salas para dar início à próxima etapa da obra.
“Para possibilitar a construção da nova unidade sem paralisar as aulas, foi preciso transferir os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental para um outro edifício. As turmas devem seguir na edificação, localizada a cerca de 250 metros da unidade principal, até o final da obra, prevista para dezembro de 2024”, explica a secretária do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Greicy Zaccaron.
No total serão mais de 2,6 mil metros quadrados construídos que, além da escola, incluem espaços públicos como praça e estacionamento. O projeto também contempla a construção de biblioteca, sala de artes, laboratório de ciências e geografia, sala de informática, sala para atendimento educacional especializado e três salas para Educação Infantil.
“Depois de concluída, a unidade poderá atender mais de 800 alunos. Será um espaço seguro, aconchegante e ideal para o ensino. Não podemos esquecer de sempre agradecer ao deputado estadual José Milton que viabilizou uma emenda de R$4 milhões em recursos para a construção do local”, destaca o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.
Na área da coordenação, a nova escola contará com salas para fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, diretoria e secretaria. E para o convívio dos alunos, a nova Escola Vicente Guollo contará com dois pátios, sendo um de mais de 300 metros quadrados coberto e outro, do mesmo tamanho, aberto, além de um playground destinado às crianças da Educação Infantil.
“O conforto não vai se limitar aos estudantes, os profissionais trabalham mais motivados e os pais ficam mais tranquilos com seus filhos durante o período que estão na escola. É uma obra que mostra o quanto priorizamos a educação de Morro da Fumaça, fazendo investimentos e trazendo qualidade no ensino das crianças”, ressalta o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.
Texto e fotos: Beatriz Coan
-Mais informações ou agendamento de entrevistas: