Um mergulho na história da colonização italiana em Urussanga e o pacto de amizade com a cidade de Longarone, que em 2021 completou 30 anos, foram a base para a produção do filme/documentário "Gemellaggio 30 anos". Dividida em dois episódios, a obra audiovisual foi realizada pela Goulart Films, através do produtor e cineasta urussanguense Yves Goulart, em parceria com a Prefeitura Municipal de Urussanga e a Comissão Organizadora das comemorações. A primeira parte foi exibida em maio de 2021, durante as celebrações da terceira década do pacto, e na próxima quinta-feira (12), às 19h30, na Sociedade Recreativa Urussanga (SRU), ocorre o lançamento da parte dois.
"Depois do sucesso do primeiro episódio, a nossa expectativa é grande para que essa segunda parte possa conquistar o público também. Nosso maior desafio foi organizar um material complexo, com depoimentos subjetivos do ponto de vista de cada um sobre o que hoje pertence à história do município. Organizar numa narrativa foi o desafio da produção", destaca Yves Goulart.
O público poderá acompanhar, neste segundo episódio, entrevistas de políticos a empresários, de estudantes a trabalhadores das duas cidades-irmãs, que usufruem desse elo como um propósito de vida, que vai além do sanguíneo. O filme é um meio de fala e de expressão, no sentido mais amplo desse pacto, que representa oportunidade, amizade, resgate e união.
"Entregar o documentário ao público é realizar um compromisso que foi firmado com a Secretaria de Cultura e com o público urussanguense, estamos felizes que conseguimos realizar esses dois episódios que são de utilidade pública para a manutenção histórica do município", completa o produtor.
O lançamento do filme/documentário "Gemellaggio 30 anos - parte dois", marcará a abertura do Festival Enogastronômico de Urussanga: XV Vindima Goethe e II Benedetta Cucina, para toda a população. O evento ocorre de 13 a 29 de janeiro e busca celebrar a colheita da uva e a cultura italiana.
"Quando falamos de cultura italiana, não temos como esquecer da enogastronomia, tão forte em nosso município. Alinhar a história deste pacto e dos nossos colonizadores com o presente, é fortalecer ainda mais nossos laços, por isso trouxemos este lançamento para dentro da nossa programação", lembra a diretora municipal de turismo, Renata Savi Mondo.
--