Evento, que é aberto ao público, será nesta sexta-feira (02/12) na Universidade em uma estrutura ampla
A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) será a atração principal da 1ª Cantata de Luz Unesc que ocorrerá nesta sexta-feira (02/12) na Universidade e está nos ensaios finais para a apresentação que promete muita música e brilho. Para garantir conforto à população, uma estrutura de cerca de mil metros quadrados foi preparada no estacionamento central da Universidade. As apresentações iniciam às 19h30min.
A Cantata, que é gratuita e aberta a toda a comunidade, traz como tema “Ilumine-se e seja a luz na vida de alguém”, faz parte das festividades de final de ano da Instituição. Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta esse será um momento de grande importância e significado para a Universidade, que tem, para além da formação acadêmica de excelência, a conexão com a sociedade por meio de inúmeros projetos de extensão. “Estamos há 54 anos construindo esta trajetória da Universidade incluindo a arte e a cultura como dimensões importantes da nossa missão. Será uma noite inesquecível para todos”, comenta.
Com uma formaçÄo tipo clássica, especial para a ocasião, a performance da OSSCA contará com a participação de renomados cantores líricos, soprano Marília Oliveira, tenor Luiz Fernando Vieira e barítono Schäfer Júnior, os quais interpretarÄo trechos de óperas famosas, tais como a Flauta Mágica de Wolfgang Amadeus Mozart e La Traviata de Giuseppe Verdi, além de belas canções do repertório natalino tradicional.
O programa abre com um toque clássico, destacando a camerata de cordas da OSSCA saudando a plateia com a célebre serenata noturna (Eine kleine Nachtmusik, k. 525), de Wolfgang Amadeus Mozart, seguida do famoso Allegro da Primavera (das Quatro Estações), de Antonio Vivaldi, na interpretaçÄo do violinista Pedro Bombasaro.
A plateia irá presenciar ainda um segmento puramente sinfônico, focado em obras conhecidas dos grandes mestres da música universal, culminando com uma mensagem natalina. A direção artística e regência do espetáculo é do Maestro José Nilo Valle.
Coral Unesc
Além da orquestra, outros corais da região farão parte da programação, entre eles, o Coral Unesc, que completou 30 anos de atuação.
Ao longo desses anos, o Coral, que integra o setor de Arte e Cultura da Universidade, já realizou muitas apresentações em diversos locais da região com melodias muito conhecidas. Para este evento, segundo o maestro Joel de Oliveira, o grupo prepara diversas canções, entre elas: Pro Dia Nascer Feliz de Cazuza; Can't Help Falling Love de Elvis Presley; e Ciclo sem Fim, que faz parte do tema do filme O Rei Leão.
Solidariedade
Paralelo ao evento, a Universidade realiza todos os anos a campanha de arrecadação de produtos não perecíveis, que podem ser feitas até o dia 10 de dezembro, depositando-as nos carrinhos decorados posicionados por todo o campus. Os postos de coleta estarão nos blocos Administrativo, Reitoria, XXI-B, nas Clínicas Integradas, no Parque Científico e Tecnológico (Iparque), no colégio Unesc, na Unidade Araranguá e na Unidade Básica de Saúde do Centro de Criciúma. O montante arrecadado será destinado para instituições beneficentes e famílias em vulnerabilidade.
Possibilidade de Transferência
Em função das fortes chuvas e caso a BR-101 siga interditada nesta sexta-feira, impossibilitando o deslocamento da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, o evento será transferido para uma data a ser divulgada.
Texto: Daniela Savi/Agecom/Unesc
Fotos: Divulgação