Unesc colabora com a formação de agentes da paz

                                                 

Unesc colabora com a formação de agentes da paz

Projeto Movimento pela Paz leva informação, debate e conscientização a escolas de Criciúma, entre elas o Colégio Unesc (Fotos: Mayara Cardoso)

Os caminhos que levam à cultura de paz passam por inúmeros assuntos. Autoconfiança, boas amizades, respeito às diferenças, o cuidado com o ambiente e com os animais, a presença da família, a qualidade das informações processadas e até a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e as demonstrações de afeto estão entre os quesitos que podem fortalecer um ambiente pacífico. Pensando nisso, o Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc promove, desde 2018, o Projeto Movimento pela Paz (MOP), ação de extensão que leva, de forma didática e interativa, conceitos de paz ao ambiente escolar, especialmente ao Ensino Fundamental 1.

Quem coloca em prática o projeto idealizado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) são profissionais que integram a Residência Multiprofissional em Saúde Mental em encontros periódicos com turmas de escolas, geralmente situadas nas comunidades nas quais atuam nas Unidades de Saúde. Neste ano, um dos diferenciais do Projeto está na execução com duas turmas do Colégio Unesc, sob responsabilidade das psicólogas residentes Beatriz Dieke Moreira e Lauriane Pizzoni.

Integrantes do corpo técnico do Programa Acolher, outra ação da Universidade com foco na atenção à saúde mental da comunidade, as psicólogas escolheram o Colégio da própria instituição para receber a proposta com turmas de terceiro e quinto ano.

Idealizador da ação e professor do PPGSCol, Jacks Soratto elencou 12 temáticas a serem abordadas de modo a favorecer a cultura de paz. “Dessa forma embasamos um projeto e quem o executa são os residentes. Essa é uma forma de extensão, de tecnologia social e de ajuda enquanto seres humanos dispostos a fazer a diferença”, explica.

No primeiro ano no qual o projeto foi colocado em prática, conforme Jacks, foram contemplados mais de 1.200 estudantes em 133 encontros divididos entre 17 escolas. “Em 2021 estamos retomando o projeto em 13 escolas e formado mais de 350 novos Agentes de Paz para continuar multiplicando esses conceitos por onde estiverem”, comenta.

Reflexos positivos no Colégio Unesc

Ao receber a proposta de fazer parte do MOP, conforme a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, a escola viu a oportunidade de lapidar ainda mais os valores já abordados em sala de aula. “Somos muito privilegiados por estarmos dentro de uma grande Universidade e podermos receber projetos como esse. Tenho certeza de que os encontros trouxeram reflexões importantes para os alunos e farão a diferença em suas vidas”, destaca em agradecimento.

As discussões propostas, a escuta qualificada e as atividades desenvolvidas, conforme a professora do quinto ano, Sandra Tramontin, reforçam e apoiam os ensinamentos e os vínculos entre a turma. “Foi providencial. Aos poucos as crianças foram se envolvendo, se sentindo acolhidas e se reconhecendo uma na outra. Os encontros fortaleceram a semente do bem já plantada pela família e pela escola”, acrescenta.

Experiência profissional

Para as residentes que planejaram e executaram ações voltadas à cada idade, a entrega do Certificado de Agente de Paz, realizada nesta terça-feira (13/3), significa uma missão cumprida. “As crianças se mostraram muito participativas e oportunizaram que nós pudéssemos adquirir experiência em uma área diferente da qual estamos habituadas a trabalhar”, comenta Beatriz.

Além do desafio de implementar o projeto já desenhado pelo PPGSCol, as psicólogas precisaram adotar ações que permitissem a realização das dinâmicas de forma híbrida. “Anteriormente o MOP era realizado em escolas públicas e sem ensino híbrido. Com o período de pandemia e o ensino híbrido do Colégio Unesc nós adaptamos o planejamento e aplicamos as estratégias também com as crianças que acompanham as aulas de casa. Foi um desafio, mas recompensador”, completa Lauriane.

Cordialmente,

Assessoria de Imprensa Unesc
Aicom – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
(48) 3431-2547

www.unesc.net
www.unesc.net/noticias