Morro da Fumaça: Agentes de Saúde recebem informações sobre a Febre Amarela

Morro da Fumaça: Agentes de Saúde recebem informações sobre a Febre Amarela

Ações na cidade ganham ainda mais força após confirmação de caso em macacos na região

A presença do vírus da Febre Amarela na região, confirmado na semana passada, acendeu o alerta. Em Morro da Fumaça, diversas ações são realizadas com relação à conscientização e combate à doença. Na manhã desta quarta-feira, dia 30, informações foram repassadas às Agentes Comunitárias de Saúde, através da parceria entre a Secretaria do Sistema de Saúde e o Departamento de Agricultura.

A apresentação foi comandada pela médica veterinária, Mariana Feltrin Canever, que salientou a importância dos cuidados após a confirmação dos casos. “No cenário atual, no qual já tivemos casos confirmados de febre amarela em primatas não humanos (PNH) no município vizinho, é de extrema importância que a população esteja preparada para notificar a ocorrência de macacos mortos ou doentes, pois assim conseguiremos identificar por onde o vírus está avançando”, destaca.

Ao identificar a circulação viral em uma região, a Secretaria de Saúde consegue atuar de forma incisiva nos locais, prevenindo a ocorrência de Febre Amarela em humanos. É importante ressaltar que os macacos não transmitem o vírus aos humanos. A transmissão ocorre exclusivamente através da picada de mosquitos. Os macacos/bugios são nossos aliados na luta contra o avanço da febre amarela em nossa região”, pontua.

Vacinação

Morro da Fumaça segue também com a vacina à disposição. “As pessoas com idade entre nove meses e  59 anos de idade devem ser imunizados contra a doença infecciosa que é grave e que pode levar a morte em uma semana. É fundamental que aqueles que ainda não foram imunizados procurem uma das salas da vacina”, fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

As unidades de saúde que possuem sala de vacina são do Centro, dos bairros Graziela e Naspolini, além do distrito de Estação Cocal.

Jorn. Marciano Bortolin (SC 3566 JP)